9 Dicas para iniciantes em bateria.

Home / Musical Easy Blog / 9 Dicas para iniciantes em bateria.
9 Dicas para iniciantes em bateria.

9 Dicas para iniciantes na bateria

“Como posso aprender a tocar bateria de forma eficiente para iniciantes?” – ouvi essa pergunta tantas vezes que achei que seria hora de escrever meus pensamentos sobre ela. Dessa forma, você pode acessá-lo sempre que quiser – e eu posso ser muito mais específico e atencioso no que digo.

Então, se você não sabe começar a jornada da bateria do jeito certo, estou confiante de que este artigo irá ajudá-lo. Acho que sim, porque mais do que um monte de dicas, eu organizei meu conselho passo a passo. Isso significa que lhe direi 10 coisas que acho que você deve fazer como um iniciante completo de bateria e também lhe direi em que ordem fazê-las.

Você está pronto para se tornar um baterista?

1. Obtenha seu equipamento essencial
Talvez você pense que estou brincando quando digo que o mais importante “equipamento” para tocar bateria é o seu corpo. Mas eu não estou brincando.

Pense nisso: o que permite a qualquer baterista do planeta bater em qualquer bateria ou prato em sua bateria? Suas pernas ou pés – que são coordenados por seu cérebro e músculos.

Dito isso, você precisará de alguns equipamentos para participar de sua primeira sessão de bateria – mas não precisa de muito. Com certeza, você não precisa comprar uma bateria inteira ainda. Isso é ótimo, porque conheci muitas pessoas que compraram seu primeiro kit de bateria (o que não é o mais barato), apenas para descobrir que a bateria não era tão divertida quanto esperavam.

Então, eu recomendo que você teste as águas gastando o mínimo possível. E a primeira e mais fácil maneira de fazer isso é comprar um par de baquetas (muito baratas), pegar uma almofada (ou um monte delas) e começar a bater nela. Afinal de contas, bater em uma almofada resistente não é tão diferente de bater em um bloco de bateria eletrônica, então com um pouco de imaginação sua experiência será a mesma.

Caso você descubra que esse tipo de bateria realmente não desperta seu interesse – vá a uma loja de música local e brinque com uma bateria ali. Ou: arranje um bloco de exercícios e jogue com isso.

Um desses dois métodos – ou os dois juntos – deve permitir que você decida se quer continuar a tocar bateria em primeiro lugar.

Se assim for, ótimo – você está em um passeio incrível …

2. Aprenda a segurar baquetas
Depois de concluir sua primeira sessão de bateria ou de bateria local, é hora de participar da sua primeira sessão de treinos.

Praticar é diferente de brincar, pois é desafiador e exige que você passe por barreiras para experimentar um avanço. E, felizmente, essa experiência também pode ser obtida sem um kit de bateria e ainda enquanto você estiver jogando seu kit de almofada.

Para fazer isso corretamente, porém, você precisa saber como segurar suas baquetas (não se preocupe, é fácil):

Comece por ficar com as mãos ao lado do corpo e use a mão esquerda para colocar um dos palitos na mão direita.
Em seguida, use a parte plana do polegar para pressionar o manche e enrole o resto dos dedos. Agora, você pode repetir o processo de colocar a próxima baqueta em sua mão.
Enquanto segura as baquetas, você deve fazê-lo atrás do ponto de equilíbrio ou no meio do bastão. Embora haja um punhado de métodos para usar seus bastões para tocar bateria, como iniciante, você terá tempo de sobra para experimentar diferentes técnicas e determinar o que funciona melhor para você!

3. Aprenda seu primeiro rudimento
Nesta fase, você estará pronto para tocar seu primeiro ritmo significativo como baterista. Não se preocupe, não é difícil, levará algum tempo para se ajustar a:

E não subestime esse rudimento também. Enquanto você está apenas usando a tarola – ou melhor, o seu bloco de exercícios ou almofada – agora, você pode fazer com que este padrão rítmico simples soe mais tarde:

E como queremos levá-lo para lá o quanto antes, não é hora de:

4. Compre um kit de bateria
Eu não acho que há muito a dizer sobre o “porquê” aqui. No entanto, o “como” é um pouco complicado demais para encaixá-lo neste artigo.

Em vez disso, acesse um kit de bateria eletrônica (eles são úteis se você não pode causar muito ruído em seu espaço de prática) – e aqui para encontrar seu kit de bateria acústica (a opção padrão que você vê em qualquer palco). Além disso, aqui você encontra uma seleção de opções baratas e úteis de bateria (acústica, eletrônica e para crianças).

5. Conheça o seu kit de bateria
Uma vez que você é um orgulhoso proprietário do seu primeiro kit de bateria, eu recomendo que você se familiarize com as diferentes partes do seu kit de bateria. Este é o pré-requisito para jogá-los como profissionais, bem como cuidar deles.

aprenda a tocar bateria para iniciantes
Bumbo
O bumbo, também conhecido como bumbo, é o maior tambor do kit. Normalmente, as conchas de bumbo são feitas de madeira, como mogno e maple, mas também podem ser feitas de alguns metais. O bumbo trabalha batendo uma pétala contra ele para produzir um som de batida distinto. Além disso, é uma das partes mais essenciais de um kit de bateria, pois cria o “pulso” de uma música.

Tarola
A tarola é o centro de uma bateria típica de cinco peças e responsável por entregando o alto estalo que você ouve durante as músicas. O som que uma caixa faz vem de sua concha, que geralmente é feita de madeira (maple, mogno, bétula) ou metal (bronze, latão, aço inoxidável) e o som é acionado sempre que você bate na superfície da caixa chamada “Cabeça de tambor”.

Toms, Hi-Hat e Pratos
Os toms são montados em cima do bumbo ou podem ser mantidos no lugar usando pernas ajustáveis. Normalmente existem dois tipos diferentes de toms: floor toms e rack toms, que são usados ​​durante o preenchimento de tambores e são feitos de madeira ou metal. Outras partes do seu conjunto de bateria incluem o chimbal e pratos, que podem adicionar acentos à sua música e permitir a transição de uma música para a próxima.

6. Encontre um bom professor
Encontrar um bom professor de bateria é talvez o passo mais crucial para aprender a tocar bateria para iniciantes.

aprenda a tocar bateria para iniciantes
Por mais que você possa tentar aprender sozinho por meio de livros, pode comprar em lojas on-line. Isso não será tão útil quanto aprender com uma pessoa qualificada em uma escola de música local oficial. Ainda assim, as aulas de bateria podem hoje ser realizadas on-line tão bem quanto nas dependências de uma escola de bateria.

Em qualquer caso, não importa qual professor você contrate, é essencial fazer muita pesquisa para garantir que eles atendam às suas necessidades (nível de aprendizado) e orçamento. Afinal, nem todos podem comprar um professor de bateria de estréia – e você também não precisa disso.

7. Cuide de si e dos seus tambores
Por mais importante que seja aprender a tocar bateria para iniciantes, é tão importante que você cuide de si mesmo e de seu instrumento também.

Você pode facilmente cuidar de si mesmo antes de tocar bateria, exercitando e esticando seus braços e pernas. Isso pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo em seu corpo, especialmente em seus membros, o que você precisa ter no formato ideal para tocar bateria.

Ao tocar seu instrumento, também é essencial que você tenha proteção auditiva adequada, como fones de ouvido ou monitores intra-auriculares. Como a bateria pode ficar bem alta enquanto você toca, se você não tiver proteção adequada, poderá acabar perdendo um pouco da sua audição.

Além disso, como você vai se sentar enquanto toca bateria, é essencial que você desenvolva bons hábitos de sentar, como evitar a indecisão, o que pode sobrecarregar sua região lombar. Trabalhe sentado ereto enquanto toca bateria, mesmo se você se cansar.

Finalmente, eu também recomendo que você cuide bem do seu kit de bateria para garantir que ele irá atendê-lo por muitos anos.

Isso inclui a limpeza de sua bateria de vez em quando e a troca das cabeças de tambor, uma vez que elas são abatidas. No entanto, o aspecto mais importante de cuidar de sua bateria – e fazê-la soar bem – é aprender a ajustá-la adequadamente e manter essa sintonia ao longo do tempo:

8. Procure amigos para tocar
Como um artista iniciante, é importante se cercar de outras pessoas que tocam bateria também.

Isso não só o permitirá compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre seu progresso, mas também motivá-lo a jogar juntos e melhorar seu conjunto de habilidades. Além disso, você estará fazendo novos amigos no processo.

Então, procure um grupo de percussão local, uma escola ou orquestra comunitária ou uma banda de jazz da vizinhança (apesar do nome, eles têm uma seção rítmica). Então junte-se e deixe a mágica acontecer.

9.Comece a ler Partituras Digitais
Agora, este é o último e um passo opcional, já que tecnicamente você não precisa saber de partituras para tocar bateria.

aprenda a tocar bateria para iniciantes
Eu, no entanto, aprendi a ler partituras e isso me ajudou tremendamente. Por exemplo, a maioria dos grupos de música exige que cada músico conheça sua parte – e isso é muito mais fácil de ser alcançado se cada jogador puder ler o que está em suas planilhas. Isso evita que você tenha que memorizar, digamos, as músicas de uma banda local, o que pode levar algumas semanas até que você possa começar a tocar juntos.

Usar partituras de percussão também é uma tarefa simples, mas com nuances. Por isso, incluímos um guia abrangente sobre como fazer isso aqui.