Detalhes Mooca em São Paulo – SP

Sobre a Mooca São Paulo – SP

Página aleatória sobre as curiosidades, localização e rotas do bairro Vila Azevedo de São Paulo – SP em face da Musical Easy sua escola de música.

historia da mooca paulista

This is the image description

zona-leste-aula-musical

Zona Leste de São Paulo -A Mooca – SP

Nossos alunos não apenas mergulham em seus estudos musicais com um foco intenso, mas também são encorajados a expandir suas perspectivas e ultrapassar seus limites.

Mooca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Mooca (bairro de São Paulo).
Mooca
Área 7,7 km²
População (71°) 63.133 hab. (2010)
Densidade 81,99 hab/ha
Renda média R$ 8.552,39
IDH 0,909 – muito elevado (22°)
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica Centro expandido
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Procurar imagens disponíveis

[1] Mooca é um tradicional distrito de classe-média alta situado na zona leste do município de São Paulo e é administrado pela Subprefeitura da Mooca.[2][3]É um bairro historicamente caracterizado pela grande quantidade de imigrantes Italianos, que predominam até hoje no bairro. É considerado o mais seguro de São Paulo por vários anos consecutivos, quem confirma isso é o Governo da cidade. Desde 2011, é feita uma análise de índices de criminalidade por Distrito Policial nos bairros e regiões paulistanas para descobrir quais são os mais seguros. A pesquisa mostrou que a Mooca teve apenas duas mortes de 2011 a 2013, o número mais baixo de toda cidade.
Rua da Mooca
Índice

1 História
1.1 Formação e desenvolvimento
1.2 Ativismo político
1.3 Problemática contemporânea
2 Infraestrutura
3 Distritos limítrofes
4 Ver também
5 Referências

História

A sua fundação aconteceu em 17 de Agosto de 1556, 56 anos após o descobrimento oficial do Brasil pelos portugueses. Na época, as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Tameateí ou Tometeri, hoje o Rio Tamanduateí.[4] O nome do bairro é de origem indígena. Uma versão aventada é a de que ele teria surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, sob o olhar curioso dos índios, que teriam exclamado Moo-oca! Numa tradução livre, algo como “Eles estão fazendo casas!”, de moo, fazer e oca, casa.[5]

Além dessa etimologia, no entanto, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro acrescenta outra possibilidadeː a de que o nome do distrito tenha se originado do termo tupi antigo mũoka, que significa “casa de parente”, através da junção dos termos mũ (parente) e oka (casa).[6]
Formação e desenvolvimento
Prédio do antigo Cotonifício Crespi, comprado pela rede Extra Hipermercados.

A Mooca se caracteriza por uma intensa ocupação de italianos, cujos descendentes não abandonaram o distrito. Outras imigrações importantes foram de lituanos e croatas. Um nome intimamente ligado ao distrito é o do italiano Rodolfo Crespi, dono da que chegou a ser a maior tecelagem de São Paulo, o Cotonifício Crespi, fundado em 1896. Sucessivas ampliações da fábrica foram acompanhadas por construção de moradias para seus funcionários. Assim como a família Crespi, boa parte dos operários era de origem italiana. Desde 2006, o complexo fabril do antigo cotonifício é ocupado pelo hipermercado Extra, que promoveu um projeto polêmico e agressivo de reabilitação e ampliação dos edifícios, alterando sua integridade arquitetônica e construtiva.[7]
Estádio Conde Rodolfo Crespi, popularmente chamado de estádio da Rua Javari.

A imigração italiana está presente também nas tradições gastronômicas do distrito que, entre muitas cantinas, pizzarias e doçarias, conta com alguns importantes nomes, como a doçaria Di Cunto, a pizzaria São Pedro, a Pizzaria do Ângelo e o restaurante Don Carlini. Muitas famílias de origem napolitana do sul da Itália, da Lombardia (Milão, Busto Arsizio) e Piemonte (Turim) ocupam o distrito até hoje.

08 ago Mooca ou Moóca?
Postado às 17:58h in Sem categoria by Sao Judas 0 Comentários

Estamos aqui, hoje, eu e o Prof. Dr. José Carlos Jadon, ao lado do monumento da Mooca, para esclarecer uma dúvida que existe entre muitos moradores do bairro: a palavra Mooca é acentuada ou não? Isso é o que a gente vai ver, logo a seguir.

Continuando o nosso assunto, nós gostaríamos de ouvir a explicação do Prof. Jadon:

– A palavra Mooca sempre gerou muitas dúvidas com relação à sua grafia.
Na realidade, essa palavra nunca teve acento, porque o segundo“O” que é tônico, ou seja, o segundo“O” é que tem a pronúncia mais forte: nós dizemos “MoOca”. A confusão se deu antes da reforma ortográfica de 2009, em que as palavras com dois “Os”, que tivessem o primeiro “O” tônico, eram acentuadas, como, no caso, vÔo, abençÔo, magÔo e amaldiçÔo. Depois de 2009, ESSE ACENTO DESAPARECEU NESSAS PALAVRAS TAMBÉM. Mooca, até lá, já não tinha acento e continua sem tê-lo.
– Obrigado, Prof. Jadon, pela explicação. E, agora, eu quero também aproveitar e convidar a todos que tenham alguma dúvida sobre língua
portuguesa: consultem, através do nosso Facebook, a página do Colégio.
Qualquer dúvida, o departamento (de Língua Portuguesa) pode esclarecer.
– Qualquer um dos nossos professores pode esclarecer. Somos 5 professores: 2 doutores, 1 mestre e 2 especialistas, prontos para responder às suas dúvidas.
– Curtam nossa página no facebook e sigam o nosso canal no youtube.

Orra, Bello! 8 lugares para curtir a Mooca
Essa lista é pra quem ama esse bairro tradiça, mêo!
25/02/2019 – 14:16 Atualizado: 01/03/2019 – 14:24
Por: Redação

Tradicional bairro familiar de São Paulo, a Mooca é conhecida pela sua população descendente de imigrantes italianos – e assim, por suas cantinas e pizzarias. Mas a região também tem muitos espaços de cultura e lazer, como o Teatro Arthur Azevedo e o Museu da Imigração.

A herança italiana é a principal característica do bairro da Mooca. Fundado ainda no século XVI por um grupo de jesuítas, o povoado de Arraial do Nicolau, como era conhecido o distrito na época, passou por diversas mudanças. Tornou-se um dos principais refúgios de imigrantes na cidade de São Paulo e foi um grande e importante centro de desenvolvimento industrial e comercial da capital.

A Mooca oferece comodidade, boa gastronomia e fácil acesso a outras regiões de São Paulo, graças às estações da linha de trem 10-Turquesa, da linha de metrô 3-Vermelha e das diversas linhas de ônibus que atendem o bairro.

A vizinhança possui, ainda, opções de compra, trabalho e estudo. A Avenida Paes de Barros, por exemplo, reúne prédios residenciais, espaços comerciais, restaurantes, farmácias, lojas de roupas e calçados, consultórios, padarias e mercado. Confira o que mais encontrar na vizinhança!

Professores Escola de Música

Vila Prudente

Os Gênios da música iniciaram com uma nota

Você traz a paixão, juntos nós construímos seu futuro.

Open chat