Detalhes Bairro Tatuapé

Sobre o Bairro de Tatuapé – SP

Página aleatória sobre as curiosidades, localização e rotas do bairro Tatuapé em face da Musical Easy sua escola de música.

zona leste sp
zona-leste-aula-musical

Zona Leste de São Paulo – Tatuapé

Nossos alunos não apenas mergulham em seus estudos musicais com um foco intenso, mas também são encorajados a expandir suas perspectivas e ultrapassar seus limites.

Separamos algumas curiosidades de nosso Lindo Bairro Tatuapé

1- CAPELA NO TATUAPÉ
Muitas Pessoas não sabem, mas nosso bairro possui esta linda capela que fica na Rua Ângelo Marinelli

2- SORVETES DE INFÂNCIA
Sabe aquele sorvete colorido que quando eramos crianças adorávamos? Quem quiser matar a saudade ou conhecer é só ir na Rua Mossameds. É la que Cátia Falci Hilário oferece estes deliciosos sorvetes de diversos sabores a cada dia.

3- ESTATUA DAVI
Em 1974, a estátua de DAVI foi retirada do Estádio do Pacaembú, hoje Estádio Paulo Machado de Carvalho, sendo transportada e instalada na praça fronteiriça ao CERET. Obra prima de Michelangelo, a peça foi doada pelo Governo Italiano, sendo de se destacar que existem apenas 07 estátuas iguais a essa em todo o mundo. Incrustada no coração do Tatuapé, a estátua de DAVI passou a ser o símbolo olímpico dos trabalhadores brasileiros.

4- CASA DO TATUAPÉ
Construída entre o período de 1688 a 1698, em materiais de taipa de pilão e pau-a-pique, a Casa do Tatuapé serviu como moradia por mais de um século e meio, antes de se tornar uma olaria em 1945. Em 1975, o local foi doado para o Estado, e após reforma e restauração, a Casa passou a fazer parte do circuito cultural da cidade.

5- CINE SÃO JORGE
Fundado em 1945 pela Empresa Cinematográfica São Jorge S/A (que também foi dona do extinto cinema Penharama) era um dos grandes cinemas paulistanos, com capacidade de 2113 lugares.
A construção é até hoje uma das mais belas obras arquitetônicas antigas da zona leste de São Paulo, contrastando com a atual situação desta avenida. No final dos anos 70 o cinema encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja de calçados que permanece até hoje no local.

6- FAMÍLIA MATARAZZO
Na década de 1930, o italiano Saule Carpinelli veio ao Brasil para administrar a Chácara do Piqueri, da família Matarazzo.Enquanto a casa principal foi demolida, a que serviu de residência para a família Carpinelli, foi preservada e é onde hoje funciona a administração do Parque do Piqueri.

7- LIMPA BARRO
O Limpa Barro é uma estrutura de ferro que ficava nas calçadas quando as ruas ainda era de terra,para que as pessoas pudessem limpar os pés antes de entrar em casa. Na Rua Itapura,ainda há um deles fincado na calçada para relembrar os velhos tempos.

8- TATUAPÉ RUGBY
Você sabia que o Tatuapé Possui um time de Rugby? Desde 2010 o Tatuapé Rugby é o 1º e único clube de rugby da zona leste de São Paulo.

9- ESCULTURA CERET
Quem passa pelo Ceret deve se perguntar o que significa essa Escultura em Bronze que fica na Entrada do Jardim do Parque. Você Sabe o que ela significa? Ela é a representação de JANO, Deus da Mitologia Romana, Senhor dos Caminhos, o Porteiro Celestial, representado por duas cabeças, simbolizando o Passado e o Futuro.

10- ANCORADOURO DO RIO TIETÊ
O curso do Rio Tietê adentrava a chácara dos Matarazzo (Onde hoje é o Parque do Piqueri) antes da sua retificação, que ocorreu neste trecho por volta de 1950. Um ancoradouro foi construído no local, onde provavelmente os barcos da família ficavam atracados. Parte dele está la até hoje,como um grande paredão e passa despercebido pelos frequentadores do local.

Serviços e curiosidades do bairro do Tatuapé
Urbanizado e com ampla estrutura de lazer e serviços, o local abriga pontos históricos e passeios curiosos
Por Thais Reis Oliveira [colaborou Gabrielli Menezes]
access_time
21 dez 2017, 12h39 – Publicado em 15 dez 2017, 06h00
more_horiz

Parque do Piqueri: surgido no terreno de uma chácara do conde Francisco Matarazzo (Joca Duarte/Veja SP)

Esta imagem foi escolhida pelos leitores de VEJA SÃO PAULO para representar a beleza do bairro. Inspire-se nela e poste também suas fotos usando a hashtag #BelezaTatuapé

Todas as glórias do Timão
Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge

Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge (Renato Puzzutto/Veja SP)

Desde 2006, o Parque São Jorge, sede social do Corinthians, abriga um memorial dedicado aos 107 anos de existência do time, fundado por um grupo de operários do Bom Retiro durante uma conversa à luz de um lampião. O espaço no Tatuapé traz objetos antigos e uma sala que simula a emoção de estar nas arquibancadas. O destaque fica por conta dos enormes painéis com fotos de craques que fizeram história no Timão. São 42 no total — de feras como Roberto Belangero, Teleco, Sócrates e Luizinho a ídolos mais recentes, entre eles Edilson e o argentino Carlos Tévez.

Espere ver ainda a réplica de um vestiário (o original encontra-se a pouco mais de 10 quilômetros dali, em Itaquera) e telões que exibem vídeos dos gols responsáveis pelos títulos mais importantes. A entrada custa 18 reais. Rua São Jorge, 777, Tatuapé, ☎ 2095-3000. Quarta a sexta, 10h às 17h; sábado, domingo e feriados, 10h às 16h.

Vencedora da folia
Desfile da Acadêmicos do Tatuapé, no Sambódromo do Anhembi

Desfile da Acadêmicos do Tatuapé, no Sambódromo do Anhembi (Heitor Feitosa/Veja SP)

É da Acadêmicos do Tatuapé o atual título de campeã do Carnaval de São Paulo. Fundada, em 1952, como Unidos de Vila Santa Isabel, no limite entre o bairro homônimo e o Tatuapé, a escola de samba só ganhou o nome que tem hoje após seu fundador, Osvaldo Vilaça, o Mala, se mudar com a família para a Rua Antônio de Barros, em 1964. A agremiação enfrentou altos e baixos até se firmar entre as mais bem colocadas do grupo especial a partir dos anos 2010, em uma escalada que culminou em sua primeira conquista, em 2017.

Faltando pouco menos de dois meses para a folia, realiza ensaios todas as semanas. Depois de levar o troféu no sambódromo com uma homenagem a festas e tradições religiosas de países africanos, a escola espera garantir o bicampeonato em 2018 com um desfile sobre o Maranhão. Ainda há vagas para participar de três das cinco alas coreografadas. Para se associar à escola, o valor é de 80 reais.

Construção santa

(Mapio.net/Reprodução/Veja SP)

O pedaço era um amontoado de chácaras e estradas de terra quando teve início a história da Paróquia Cristo Rei, uma das mais tradicionais por ali. A primeira capela começou a ser erguida em 1929, graças à boa vontade de famílias generosas. A construção pequena e modesta deu lugar a um grande templo nos anos 30, período em que o Tatuapé experimentou o nascimento da fase industrial.
Veja também

Veja também
Colégio Santa Amália
Colégio Agostiniano Mendel
ASSINE VEJA
Leia conteúdos exclusivos e análises profundas para entender o impacto dos acontecimentos na sua vida

O endereço ficou conhecido pela beleza das imagens de madeira e de outras obras, assinadas pelo escultor alemão Bernard Franz Heisse. Vindo da Europa para um projeto que não deu certo, no Rio de Janeiro, ele foi trazido a São Paulo por padres da Zona Leste paulistana e morou com a mulher por algum tempo nas dependências da paróquia. Em agradecimento, esculpiu o altar e todas as imagens do interior da igreja.

A menor estaiada
Viaduto do complexo viário Padre Adelino

Viaduto do complexo viário Padre Adelino (Cida Souza/Veja SP)

Inaugurado em 2011, o viaduto do complexo viário Padre Adelino é resultado de uma reivindicação de dez anos feita pelos moradores do bairro para acabar com os quilométricos congestionamentos entre a rua homônima e a Avenida Salim Farah Maluf. Assim como a Ponte Governador Orestes Quércia, na Marginal Tietê, a obra traz uma semelhança arquitetônica com a gigantesca Ponte Estaiada, no Brooklin. O uso de cabos de aço (chamados estais) ligados a um mastro é considerado uma das técnicas mais modernas de construção civil. Eles exigem pouca manutenção e resistem por mais de um século. Compare as diferenças entre as ligações viárias do tipo na capital:

Ponte Octávio Frias de Oliveira
Inauguração: 2008
Número de estais: 144
Extensão: 1,6 quilômetro
Custo: 260 milhões de reais

Ponte Orestes Quércia
Inauguração: 2011
Número de estais: 88
Extensão: 660 metros
Custo: 85 milhões de reais

Viaduto Padre Adelino
Inauguração: 2011
Número de estais: 40
Extensão: 122 metros
Custo: 29,9 milhões de reais

 

Home Page.

Jardim Anália Franco

 

Os Gênios da música iniciaram com uma nota

Você traz a paixão, juntos nós construímos seu futuro.

Open chat