Detalhes Vila Prudente em São Paulo – SP

Sobre Vila Prudente São Paulo – SP

Página aleatória sobre as curiosidades, localização e rotas do bairro Vila Azevedo de São Paulo – SP em face da Musical Easy sua escola de música.

onde-fica-vila-prudente-zl

This is the image description

zona-leste-aula-musical

Zona Leste de São Paulo -A Vila Prudente- SP

Nossos alunos não apenas mergulham em seus estudos musicais com um foco intenso, mas também são encorajados a expandir suas perspectivas e ultrapassar seus limites.

Vila Prudente (distrito de São Paulo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo bairro de mesmo nome, veja Vila Prudente (bairro).
Vila Prudente
Vila prudente.JPG
Área 9,9 km²
População (49°) 96.441 hab. (2010)
Densidade 97,42 hab/ha
Renda média R$ 1.345,63
IDH 0,867 – elevado (39°)
Subprefeitura Vila Prudente
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 5 Sudeste e 9 Centro expandido
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Vila Prudente é um distrito do município de São Paulo, localizado na zona leste do município e pertencente à Subprefeitura da Vila Prudente.[1]
Índice

1 História
2 Atualidade
3 Localização e infraestrutura
3.1 Distritos limítrofes
4 Ver também
5 Referências

História

A história da Vila Prudente começou no início do século XVI com a doação de uma sesmaria a João Ramalho, para que ele a povoasse. Depois de três séculos, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu lotes e formou na área sítios de recreio, nos quais criava gado e plantava árvores frutíferas. Aos poucos, ele foi ampliando os limites da área, que passou a englobar os baixos do Zimbaúba (atuais Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência).

A fundação de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os imigrantes italianos Irmãos Falchi (Emiídio, Panfilio e Bernardino Falchi), com auxílio do financista Serafino Corso, compraram a gleba de terra de Martinha Maria, viúva de Antônio Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. O nome do bairro (e distrito) vem da admiração que os irmãos Falchi, proprietários na época da fundação, tinham pelo então presidente do estado de São Paulo, Prudente de Morais, que seria, anos depois, o primeiro Presidente da República de origem paulista. Ela pode ser vista, talvez superdimensionada, na planta de Gomes Cardim, de 1897.[2]O bairro passou a ser atendido por uma linha de bonde em 1912, partindo da Praça Padre Damião, e indo para a Praça da Sé. A linha, de número 32, foi desativada junto com o resto da rede na década de 1960.
Atualidade

Possui bairros em constante desenvolvimento, como Jardim Avelino, Parque da Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Prudente e Vila Zelina.
Vista do distrito, com destaque para o nobre Jardim Avelino.

Também é um ponto positivo a sua proximidade com o centro, situado a cerca de 6 km de distância do Largo da Vila Prudente, e de distritos tradicionais da cidade, como o Ipiranga e a Mooca.

Por outro lado, ainda há residências de baixo padrão em determinadas regiões do distrito. Há também uma grande comunidade, conhecida simplesmente por Favela de Vila Prudente, que é semiurbanizada e está situada em uma região onde antes havia uma indústria.[3]

Sobre o bairro Vila Prudente
Vila Prudente

Vila Prudente começou a existir, oficialmente, em 1890. Vila Zelina, a partir de 1930 e, curiosamente, desde seu início tornou-se abrigo de imigrantes do leste europeu, principalmente da Rússia, Lituânia, Polônia e Ucrânia. Mas foi principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial que essa imigração cresceu.

Nos últimos 10 anos a região passa por um forte processo de desenvolvimento social e econômico. Uma das razões foi a grande melhoria no transporte público. Hoje, está ao lado da Vila Zelina a estação Tamanduateí de trens urbanos (CPTM) e, nos próximos dois ou três meses, será inaugurada a Estação Vila Prudente, Linha Verde, nas portas da Vila.

Além disso, o Expresso Tiradentes, corredor elevado de ônibus que, completo, ligará o Parque D. Pedro II à Cidade Tiradentes, já está integrado à Estação Sacomã de metrô, uma antes da estação Vila Prudente.

O bairro Vila Prudente, localizado na zona leste de São Paulo, surgiu em 1890. Naquele ano, três imigrantes italianos, de sobrenome Falchi, compraram as terras pertencentes a João Pedroso e fundaram a primeira fábrica da região, destinada à produção de chocolates.

A criação de uma vila industrial pelos irmãos Falchi, que a partir de mutirões construíam moradias no entorno da fábrica e de indústrias de outros ramos, contribuiu para o desenvolvimento da região. O então presidente do Brasil, Prudente de Morais, apoiou a iniciativa e foi homenageado pelos italianos, tendo seu nome batizado o bairro.

Atualmente, a Vila Prudente é uma região de classe média, que tem como grande atrativo a proximidade com o centro da cidade. O bairro é atendido por uma estação de metrô e por outra de VLP (Veículo Leve sobre Pneus), facilitando o deslocamento para outras áreas de São Paulo.

Dois espaços garantem diversão e relaxamento aos moradores: o Central Plaza Shopping e o Clube Municipal Arthur Friedenreich. Este, também conhecido como Clube da Cidade, conta com atrativos voltados para todas as idades, como quadras poliesportivas e piscinas. Durante as férias, as crianças podem se distrair com gincanas, oficinas variadas e aulas abertas de diversos esportes.

Bairro Vila Prudente: saiba tudo sobre o assunto

adminblog adminBlog 13 de dezembro de 2018 0 Views 9 min Read

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro Vila Prudente é uma ótima opção para quem busca morar em uma região bem localizada, com infraestrutura de qualidade e inúmeras opções de serviços.

Aliás, a procura cresceu ainda mais nos últimos anos, depois da chegada do Metrô e do monotrilho. Isso acabou impulsionando a construção de novos e modernos empreendimentos no bairro, que hoje é um dos queridinhos dos paulistanos que desejam comprar um imóvel, de acordo com uma reportagem feita pela Folha.

Quer saber mais sobre a história da Vila Prudente e as vantagens de morar nesse bairro? Então, continue com a leitura abaixo para descobrir!
A história do bairro Vila Prudente

Quem vê a Vila Prudente atual como um dos melhores bairros para morar, mal consegue acreditar que a área era praticamente vazia e destinada ao pasto e ao cultivo de poucas árvores frutíferas há alguns anos. De fato, a fundação do bairro só ocorreu em outubro de 1890.

Como tocar contrabaixo.

O Brás

Os Gênios da música iniciaram com uma nota

Você traz a paixão, juntos nós construímos seu futuro.

Open chat